25 ANOS DE TRABALHO. ABRID, 15 ANOS A SERVIÇO DO BRASIL

Independente de tantos outros projetos que participamos e contribuímos ao longo desses anos, a regulamentação e lançamento da CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL – CIN, é a nossa grande conquista. O encerramento de um ciclo.

Hoje, nós temos arquitetado um complexo e eficiente SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO. São novos ciclos e desafios pela frente. Precisamos agora consolidar toda a integração necessária, e fazer com que todas as Unidades da Federação emitam, a partir de 6 de março de 2023, a CIN de forma definitiva.

É hora de consolidar a CIN. Mostrá-la ao Brasil e ao mundo. É isso que estamos fazendo, e peço sua ajuda para divulgar ainda mais nossa Legítima Carteira de Identidade.

Mas agora, é hora de mostrar o que fizemos. Hora de agradecer.

Desde 1996, persigo pessoalmente esse objetivo. Foram 7 governos, 5 Presidentes da República. Inúmeros foram os desafios. Sucesso e frustração. Mas acima de tudo, a convicção de que esse era um bom e necessário propósito. Era algo para se acreditar e lutar. Esse não era um projeto qualquer. Não era um projeto político, era um projeto de Estado.

Após pouco mais de 10 anos engajado nesse tema, surgiu a necessidade de fortalecer essa luta. Foi quando idealizamos e fundamos a ABRID. Há 15 anos, ainda não se falava como hoje, em identidade digital. Mas em 2007 criamos a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em IDENTIFICAÇÃO DIGITAL. E nossos objetivos e missão estavam expressos em nosso Estatuto – “A integração das associadas entre si, delas com o mercado e nas relações com o governo, nas esferas municipal, estadual e federal”.

Como disse, de lá para cá tivemos muitos momentos de frustração e de sucesso. Mas nunca paramos de trabalhar. O sucesso agora alcançado tem um grande fator: a confiança. Confiança da indústria em nossa liderança. Confiança do governo em nossa conduta. Começo então a agradecer ao governo brasileiro, àqueles que verdadeiramente se empenharam e trabalharam em cada um dos mandatos que exerceram. Como citei é um projeto de Estado, e como tal sobreviveu mesmo contra ataques daqueles que não queriam uma identidade inequívoca e segura.

Nesse extenso período, a forma e nome do projeto de identidade mudaram. Mas não seus propósitos.

Também mudaram de nome algumas das dezenas de empresas que contribuíram legitimamente com esse processo. Algumas se fundiram com outras, algumas partiram. Mas todas essas que tivemos o privilégio de trabalhar nesses anos merecem nosso respeito e agradecimento. Participaram de Grupos de Trabalho, de Grupos Técnicos dos mais variados. Deram apoio direto, legitimo e transparente aos órgãos Oficiais de Identificação das Unidades da Federação e ao Governo Federal em várias de suas instituições. Fizemos Acordos de Cooperação Técnica com vários órgãos. Participaram de Grupos Técnicos a convite do governo. E sempre, de forma respeitosa e coletiva, essas empresas colaboram objetivando a concretização desse projeto. Nossas atuais associadas são responsáveis com algo em torno de 90% dos documentos de identidade emitidos no mundo e, mais do que isso, no Brasil. Isso significa dizer que em quase todo documento de identidade oficial que circula no mundo, esse possui algum componente de nossas associadas em suas etapas de fabricação e emissão.

No Brasil, essas empresas contribuíram e contribuem diretamente com a construção desse novo Sistema de Identificação. Temos orgulho em receber com frequência o agradecimento e reconhecimento de instituições de governo sobre a colaboração efetiva que essas empresas vem prestando.

E por isso, esse meu texto em alusão aos 15 anos da Abrid a serviço do Brasil traz principalmente o agradecimento a cada empresa da indústria de identificação do Brasil, que é ou já foi nossa associada, por ter participado da construção desse nosso Sistema de Identificação e da nossa Carteira de Identidade Nacional – CIN.

Obrigado a cada uma de vocês, e junto comigo digam CIN à verdadeira e legítima Carteira de Identidade do Brasil.

EMPRESAS QUE PARTICIPARAM CONOSCO AO LONGO DESSES 15 ANOS:

3M DO BRASIL . 3P BRASIL . AMERICAN BANK NOTE . AET EUROPE . AKIYAMA . ANDRADE GUTIERREZ . ANTHEUS . ARJOWIGGINS . BAYER . BIOLÓGICA SISTEMAS . BLENDPAPER . BMP . BOA VISTA . CASA DA MOEDA DO BRASIL . CERTISIGN . CODE CIPHERS DO BRASIL . COGENT . CR CONSULTORIA . DATACARD GROUP . DCOLAR . DERMALOG . EDITORA ALTEROSA . ENTRUST DATACARD . ENTRUST. FINGERTECH . GD BURTI . GEMALTO . GREEN BIT . HID . HOLOGRAM INDUSTRIES . IAFIS . ICE CARTÕES ESPECIAIS . IDEMIA . IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO . IN GROUP . INDRA DO BRASIL . INFINEON TECHNOLOGIES . INTELCAV . IXLA . JDSU . KINEGRAM . LASERCARD . LUMINOCHEM . MAGIC CONTROL . MAKO . MONTREAL INFORMÁTICA . NEC BRASIL . NXP SEMICONDUTORES . OBERTHUR TECHNOLOGIES . OT – MORPHO . OVD KINEGRAM . PRINTLASER CARTÕES . RD2BUZZ . REGULA FORENSICS . RFCOMID . SABIC . SAFRAN MORPHO . SAGEM ORGA . SECOM DO BRASIL . SERASA EXPERIAN . SICPA . SMARTRAC . SOLUTI . SONSUN . ST . SURYS . TASK . TCI BPO . TECH 5 . THALES . THOMAS GREG & SONS . TRUB . VALID . VALID CERTIFICADORA DIGITAL . VISIE GROUP . VISION BOX. VSOFT . ZEBRA TECHNOLOGIE

Mais notícias