Célio Ribeiro se reúne com a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão

Nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, o diretor-presidente do Instituto Internacional de Identificação (InterID), Célio Ribeiro, esteve reunido com a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão. Realizada em Brasília, a reunião teve como assunto principal a apresentação do projeto da Carteira de Identidade e a consolidação da cooperação do InterID com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

Na oportunidade, Ribeiro disponibilizou toda a expertise do InterID em temas como identificação neonatal, carteira de identidade, identificação das pessoas privadas de liberdade, dos neonatais e da utilização de biometria por reconhecimento facial.

Também foram abordados no encontro o acesso para todo cidadão brasileiro do seu registro civil – carteira de identidade, certidão de nascimento – e a importância da identificação do cidadão como direito à cidadania, e a identificação neonatal dos brasileiros, registro que dificulta fraudes nas maternidades, roubos de crianças ou mesmo trocas de bebês, garantindo que haja um controle maior dos nascidos no Brasil e trazendo mais segurança para as famílias do País.

Para Célio Ribeiro, a identificação de todo brasileiro é de grande importância para o cidadão, pois é garantia do acesso aos serviços do governo e segurança para a população. “O intuito é apoiar nos procedimentos necessários para o bom andamento dos projetos junto à Secretaria, com a qual o InterID terá encontros regulares para a cooperação em projetos de identificação.  É sempre importante ressaltar que a entrega da identidade ao cidadão está, também, referendada como objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS), das Nações Unidas, do qual o Brasil é País signatário, que estabelece que eles têm até 2030 para fazê-lo. O projeto de identificação do Brasil é uma pauta global, essencial para trazer dignidade aos brasileiros”, reforçou.

Também participaram do encontro o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Alex André Vargem, a chefe de Gabinete Lia Maria Manso Siqueira e a coordenadora-geral Ana Lucia de Oliveira.

Mais notícias