Fiasco com Bolsonaro, governo quer criar carteira única de identidade

O governo Lula irá retomar a iniciativa de criar o documento único de carteira de identidade em todo o país. O número usado para o registro nacional será o do CPF. Em fevereiro do ano passado, Jair Bolsonaro assinou decreto com essa previsão e o documento entraria em vigor a partir de 6 de março deste ano.

Mas, com o ano eleitoral, essa proposta, que estava ligada ao Ministério da Justiça, não avançou. Agora, a responsabilidade para a implementação dessa carteira única de identidade será transferida para o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, da ministra Esther Dweck.

Lula irá assinar um decreto transferindo a missão para essa pasta e também irá alterar a data para a implementação do documento, passando para dezembro deste ano.

Quando anunciou a criação do documento, Bolsonaro anunciou que sua expedição seria gratuita. O entendimento é que esse documento único será mais seguro devido à possibilidade de validação eletrônica de autenticidade por QR Code. O cidadão poderá ter acesso ao documento também pelo acesso à plataforma Gov.br.

Ministra Esther Dueck – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Fonte: Metrópoles

Mais notícias