Instituições se mobilizam pela legítima carteira de identidade do Brasil

ABRID, Conadi, InterID e os diretores dos órgãos oficiais de identificação das unidades da federação se reuniram, hoje (31/01), para fortalecer a implantação imediata da nova carteira de identidade do Brasil.

A reunião tratou sobre a importância do fortalecimento dos órgãos de identificação como únicos , legítimos e fundamentais para o processo de implantação do novo documento brasileiro e foi coordenado em conjunto pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e do Instituto Internacional de Identificação (InterID), Célio Ribeiro, e pelo presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Órgãos de Identificação Civil e Criminal (Conadi), Antonio Maciel.  O objetivo do grupo é trabalhar para que todo o sistema da nova identificação brasileira seja implantado o mais rápido possível e com toda a acurácia técnica necessária.

Durante o encontro, foi abordada a necessidade de uma estrutura do Estado brasileiro que cuide da identificação no Brasil. Para Célio Ribeiro, a identificação civil do brasileiro é o maior instrumento de cidadania. É essencial que haja uma estrutura governamental que cuide do sistema de identificação do Brasil e que seja atuante para sua organização e também para frear iniciativas paralelas e não legítimas que acabam por interferir no Sistema Nacional de Identificação que é de competência dos executivos federal e estaduais, através de seus órgãos de identificação.  “Estamos assistindo uma verdadeira tentativa de usurpação de competências. Identidade civil é atribuição legítima do executivo federal e dos órgãos oficiais de identificação das unidades da federação.”

É unanimidade entre os órgãos de identificação, que se deve imediatamente  trabalhar para que todas as unidades da federação iniciem a emissão da nova Carteira de Identidade. Para isso é necessário que os órgãos do executivo federal, como a Receita Federal do Brasil estejam totalmente dedicados ao projeto, visto que são parte central do novo Sistema de Identificação do País.

Maciel destacou a importância de atuar em conjunto para que o novo governo reconheça a importância da legítima carteira de identidade do Brasil. “Trabalharmos unidos e focados no projeto legítimo de identificação do cidadão brasileiro é muito importante para o nosso País”, afirmou.

ABRID, InterID, Conadi e os diretores dos órgãos oficiais de identificação do Brasil

A união de forças legítimas também foi o tema da reunião. Para os participantes do encontro, iniciativas paralelas de outros poderes ou de instituições a eles subordinados, que têm atribuições específicas, causam transtornos e a perda da confiança no Estado brasileiro.

Os órgãos oficiais de identificação e o Conadi, em conjunto com a Abrid e InterID e demais instituições, vêm empenhando esforços com o governo brasileiro para que se estruture de forma técnica, eficiente e segura a identidade civil do brasileiro. Célio destacou a importância de uma atuação conjunta para fortalecer a identificação do brasileiro. “A Carteira de Identidade do brasileiro é um projeto de Estado, o mais importante instrumento de cidadania e precisa do trabalho conjunto de todos”, ressaltou Ribeiro.

Mais notícias