InterID e CONADI assinam Acordo de Cooperação Técnica

O Instituto Internacional de Identificação (InterID) e o  Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação Civil e Criminal – CONADI assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que tem por objetivo desenvolver atividades conjuntas ligadas a área de identificação desenvolvidas no Brasil, incluindo dados sobre novas tecnologias de bens e serviços aplicáveis à identificação e à segurança documental em áreas de interesse comum e outras atividades afins, além de apoio a integração e também ao processamento de dados da área de identificação, tendo como meta a prevenção à fraude em processos públicos ou privados.

Para Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID, o Acordo com o CONADI vai ao encontro dos interesses das duas entidades, além de estimular grande troca de experiências e transmissão de conhecimentos. “O CONADI representa os dirigentes dos Órgãos Oficiais de Identificação das Unidades da Federação. Eles que são os responsáveis por esse fundamental processo de emissão do documento de identidade oficial no Brasil, a Carteira de Identidade Nacional- CIN. São eles que estão na ponta, interagindo diretamente com o indivíduo e fazendo chegar a ele esse instrumento de cidadania. Fundamental que estejamos trabalhando em conjunto, colaborando para que possam exercer suas competências da melhor forma possível. O InterID já nasce com o compromisso de colaborar com tão importante Conselho. Não poderíamos ter um início melhor do que este, e em breve este Acordo de Cooperação Técnica apresentará seus resultados à sociedade”, salientou.

Na opinião de Antonio Maciel Aguiar Filho, presidente do CONADI, é fundamental a existência de uma entidade que auxilie o governo em tema tão importante. “Inicialmente, parabenizo os criadores do InterID. Com certeza, o Instituto de Identificação Internacional terá papel importante no crescimento e valorização do novo Sistema de Identificação do país. E inegável a carência de um órgão privado capaz de cooperar com o setor público visando o necessário aprimoramento do setor de identificação do país. Portanto, esta parceria com o CONADI se mostra muito interessante, mesmo porque não envolve transferência de recursos financeiros, e sim, envolve interesses e condições recíprocas, sobretudo na busca de melhores práticas, tecnologias e tendências globais no tocante ao tema da identificação.

O Acordo de Cooperação Técnica entre InterID e CONADI foi assinado no último dia 6 de setembro e é válido por 5 anos

Mais notícias