InterID é lançado oficialmente

Evento conta com presença dos fundadores, autoridades públicas e empresários

O Instituto Internacional de Identificação – InterID foi oficialmente lançado nesta sexta-feira, 16 de setembro. Idealizado e fundado por seu diretor-presidente Célio Ribeiro, o instituto pretende atuar de forma estratégica e responsável em favor de um sistema de identificação moderno, seguro e cidadão no Brasil e no mundo.

Integram os objetivos do InterID promover a todos o direito à identificação civil, fomentar, divulgar e apoiar as melhores práticas, tecnologias e tendências globais no tocante ao tema da identificação, além de realizar eventos, produzir estudos, desenvolver pesquisas e emitir pareceres.

Em seu discurso, Célio Ribeiro relembrou sua experiência profissional como advogado especialista em contratos e licitações, quando precisava visitar os Institutos de Identificação. Foi nesta época, segundo relatou, que passou a imaginar um projeto nacional de identificação amplo, difuso e democrático. Na sequência, o diretor-presidente do InterID afirmou que, enfim, o projeto havia se tornado uma realidade e explicou como o instituto atuará para colaborar com este novo momento.

“Desde 1996, trabalho na busca de uma identidade digna para o Brasil. No ano de 2022, conseguimos que isso acontecesse. Uma etapa foi vencida, um projeto de Estado, que é a carteira de identidade do brasileiro, finalmente existe, saiu do papel. Estamos falando de algo revolucionário para o Brasil, mas que na maioria dos países já havia sido implantado, e nós estávamos muito atrasados nisso. Hoje, nós temos o que posso chamar de sistema de identificação. Um ciclo se encerrou, aquele em que não tínhamos nada em termos de equivalência internacional para identificação. Agora nós temos isso, temos regulamentação, temos padronização, temos uma organização nesse sistema. Mas não podemos achar que temos tudo, não. Temos muito pouco ainda, e o InterID surge com esse propósito, com o propósito de sacramentar isso no Brasil, com o propósito de implementar essa nova identificação de forma contínua e progressiva. Mas, mais do que isso, a minha experiência me fez entender a parte da cidadania e a necessidade que cada um de nós termos uma identidade civil segura, nas mãos.”

Ribeiro recordou que o direito a identificação não se trata de uma realidade de todos. “No nosso dia a dia, na nossa vida, isso é natural, mas acreditem, não é assim para muitas pessoas no Brasil e no mundo. Imagine uma pessoa que não tem um documento de identidade, imagine uma pessoa que não existe perante a sociedade. Isso é muito triste, e essa causa, agora, é a causa principal do InterID, é a causa de buscar para que todo indivíduo no mundo tenha um documento de identidade, tenha a sua identificação, tenha cidadania, tenha essa garantia de direito básico que é a identificação”

Fundadores

Carlos Collodoro e Cláudio Machado, também fundadores do InterID, destacaram em suas falas a inciativa de criação e projetos do instituto e possíveis eixos de atuação para que a nova identidade do brasileiro possa ser utilizada por diversas áreas.

Para Collodoro, o InterID dará forma institucional ao trabalho realizado junto aos institutos de identificação do Brasil.

“O processo de criação do InterID, na minha opinião, é extremamente gratificante sob todos os aspectos. A gente vem trabalhando há muitos anos, contribuindo com os institutos de identificação, fortalecendo as suas estruturas, apoiando tecnicamente a modernização da infraestrutura para emissão segura de carteiras de identidade, e consequentemente para atividade de perícia criminal. Eu vejo com muito bons olhos essa iniciativa do InterID porque a gente poderá fazer esse trabalho de forma institucional’, salientou.

Cláudio Machado entende que a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é uma iniciativa que necessita ser transformada em ferramenta de uso nas políticas públicas.

“Precisamos fazer com que todo esse esforço capitaneado pela SEME (Secretaria Especial de Modenização do Estado), pelo Governo Federal e pelos Estados se transforme também no uso da identidade pelas políticas públicas. Saúde, assistência social, previdência social, trabalho e diversas outras áreas precisam fazer uso dessa identidade nacional que está sendo construída”

Autoridades

Também participaram do evento de lançamento do Instituto Internacional de Identificação – InterID representantes da sociedade civil organizada e do Governo Federal. Confira na íntegra as falas:

Antonio Maciel de Aguiar Filho, presidente do CONADI – https://www.youtube.com/watch?v=OfnxmKHPgVQ&t=1936s

Carlos Fortner, diretor-presidente do ITI – https://www.youtube.com/watch?v=OfnxmKHPgVQ&t=2810s

Eduardo Lacerda, diretor de Programa da SEME/PR – https://www.youtube.com/watch?v=OfnxmKHPgVQ&t=2932s

Eduardo Gomes da Silva, secretário especial de Modernização do Estado – SEME/PR – https://youtu.be/OfnxmKHPgVQ?t=3385

Mais notícias