InterID repudia atos criminosos e disponibiliza apoio e cooperação técnica ao Governo Federal para identificação dos responsáveis

Por meio de expediente encaminhado aos ministérios da  Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Secretaria Especial de Relações Institucionais e da Secretaria Geral da Presidência da República, o Instituto Internacional de Identificação (InterID) repudiou os atos criminosos praticados neste domingo, 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e colocou-se à disposição das pastas para apoio e cooperação técnica com o Governo Federal com vistas a identificar os responsáveis.

“Esperamos que as autoridades públicas possam tomar as providências cabíveis para responsabilizar os envolvidos. O InterID quer colaborar com o Governo Federal para que todos os que causaram prejuízos sejam devidamente identificados.”, destacou Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID.

Segundo explicou Ribeiro, o objetivo do instituto é colaborar com o poder público e, assim, tão logo restabelecer a ordem. “Dispomos de pessoal técnico qualificado em nosso quadro, bem como em nossos membros parceiros que são detentores de conhecimento nas plataformas e sistemas de identidade, de coleta e identificação biométrica dos órgãos de identificação das unidades da Federação para somarmos esforços nessa tão importante frente. Não podemos cruzar os braços e cobrar soluções, ainda mais quando sabemos da nossa capacidade de ajudar na devida identificação dos que praticaram vandalismo e toda sorte de violência em Brasília durante os atos do último dia 8.”

Leia o ofício na íntegra

Senhor Ministro,
1 – Cumprimentando Vossa Excelência respeitosamente, o Instituto Internacional de Identificação (InterID) é uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, constituído com o objetivo de unir esforços para que a identificação tenha voz e lugar entre os mais importantes decisores técnicos, políticos e sociais. Como é de conhecimento de Vossa Excelência, identificação é pauta prioritária da segurança pública e cidadania de incontáveis nações.


2 – Por sua vez, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID é uma sociedade sem fins lucrativos, associada parceira do InterID que, entre suas atribuições, está a representação diante das autoridades e da sociedade brasileira e, na área institucional, garantir qualidade e segurança nos ambientes empresarial e público, forma de participar ativamente do desenvolvimento nacional.


3 – O InterID possui conhecimento no processo de identificação de pessoas, através de seu corpo técnico e de seus parceiros, por meio de seu quadro de empresas que são líderes mundiais no mercado da identificação e de biometria. Por meio deste expediente, o instituto repudia o lamentável episódio dos atos criminosos ocorridos no Distrito Federal, em 8 de janeiro de 2023 e, com o apoio da ABRID, coloca-se à disposição do Estado Brasileiro e oferece cooperação técnica.


4 – Estamos a postos e em condições de colaborar tanto com o Governo Federal quanto com o Governo do Distrito Federal neste tempo de Intervenção. Estamos aptos e desejosos de cooperar com todas e quaisquer medidas necessárias para a devida identificação das pessoas responsáveis pelos atos criminosos. Dispomos de pessoal técnico qualificado em nosso quadro, bem como em nossos membros parceiros que são detentores de conhecimento nas plataformas e sistemas de identidade, de coleta e identificação das unidades da Federação para biométrica dos órgãos de identificação somarmos esforços nessa tão importante frente.

5 – Importa destacar que o signatário deste ofício vem atuando em colaboração com o Governo do Brasil há mais de 25 anos, objetivando a construção de um sistema de identificação seguro e moderno onde exista a unificação de informações dos indivíduos com devida identificação biográfica e biométrica e consequente entrega, a cada cidadão, de sua carteira de identidade, legítimo instrumento de cidadania. Por isso, possui conhecimento e relacionamento com as instituições privadas e públicas do País, tanto junto a órgãos federais bem como aqueles de identificação dos estados e do Distrito Federal.


6 – InterID e ABRID desejam o rápido restabelecimento da normalidade e colocam-se inteiramente à disposição para eventuais necessidades ou mesmo esclarecimentos que, porventura, se façam necessários.

Respeitosamente,

Célio Ribeiro

Presidente do InterID

Mais notícias