Entre suas ações previstas para o ano de 2023, o InterID irá organizar e realizar o Congresso Internacional de Identificação. O evento será uma grande reunião de líderes globais do setor de tecnologias em identificação e de instituições e personalidades que trabalham em prol da identificação como base da Cidadania, e ocorrerá no Brasil.
Conforme explica o diretor-presidente do InterID, Célio Ribeiro, é chegado o momento de debater o tema a partir das novas formas de identificação, congregando especialistas, indústria e governo.
“Há incontáveis ótimas experiências que precisam ser compartilhadas e trocadas entre tantas esferas internacionais. No Brasil, por exemplo, tivemos o grande avanço com a regulamentação do novo Sistema de Identificação com a implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) com base biométrica compartilhada entre Órgãos Oficiais de identificação, e que fará uso do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único. A indústria, a Academia e o Governo podem e devem conectar-se para promover os devidos debates que resultem em ações concretas”, ressaltou.
Ainda de acordo com o mandatário do InterID, o cerne do evento é a garantia de que todos, sem exceção, possam estar devidamente identificados desde o nascimento e, deste modo, existam verdadeira e legalmente perante a sociedade.
“O estágio tecnológico da identificação é permanentemente evolutivo, mas já há uma gama de soluções que pode ser utilizada por qualquer nação para bem identificar os seus cidadãos. O Congresso Internacional de Identificação quer expor, debater e criar ambiente de interações, mas, sobretudo, quer resultar em propostas de ações práticas para que a identidade seja o primeiro direito civil da pessoa humana, garantindo-lhe os consequentes direitos básicos”, ressaltou.
O InterID vai divulgar constantemente o Congresso Internacional de Identificação e, ao tempo que data, local e formato sejam definidos, todos os leitores do seu site e outros canais serão informados.