O Governo Federal lançou, nesta sexta-feira (21/6), a Estratégia Nacional de Governo Digital durante a Caravana Federativa do Piauí, em Teresina. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que assinaram o decreto estabelecendo o planejamento na área até 2027. Uma das novidades será uma linha de crédito em parceria com a Caixa, com orçamento total de até R$ 8,2 bilhões em 2024, através da carteira de Financiamentos à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
A Estratégia Nacional visa orientar o Governo Federal, estados e municípios na construção de suas próprias estratégias de governo digital, com o objetivo de ampliar e simplificar o acesso aos serviços públicos. Entre seus princípios estão a busca por um Estado mais inclusivo, eficaz, inteligente, transparente, participativo e sustentável. O Piauí foi escolhido para o lançamento devido ao seu destaque na transformação digital, sendo o estado que mais emitiu Carteiras de Identidade Nacionais (CIN) proporcionalmente, totalizando cerca de 622 mil emissões.
A ministra Esther Dweck destacou a importância de uma estratégia unificada para todos os entes federados. “Apenas 40% dos estados têm estratégia de Governo Digital e o Piauí é um deles. Se a gente não conseguir trazer o Brasil inteiro nessa Estratégia, todo mundo caminhando na mesma direção, a gente não vai conseguir prover à população os ganhos que essa Estratégia pode ter”, afirmou Dweck.
O diretor-presidente do InterID, Célio Ribeiro, também ressaltou a importância da CIN nesse contexto. “A implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Piauí é um marco significativo. Com mais de 622 mil emissões, o Piauí demonstra como a identificação segura dos cidadãos pode ser integrada com as estratégias de governo digital. Este evento não só celebra a inovação tecnológica, mas também a segurança e a eficiência que a CIN traz para a gestão pública,” destacou Ribeiro.
A nova linha de crédito, Finisa Transformação Digital, apoiará a aquisição de equipamentos de informática, instalação de rede e conexões de fibra ótica, entre outros. Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, ressaltou a necessidade de levar a transformação digital aos estados e municípios, pois os serviços públicos locais também devem ser digitais para atender os cidadãos.
A Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) será fundamental para a implantação da estratégia, promovendo a colaboração e a disseminação de soluções inovadoras. Os entes federados que aderirem à rede poderão utilizar gratuitamente ferramentas do GOV.BR, como Acesso GOV.BR e Assinatura Eletrônica GOV.BR, além de receber apoio metodológico e capacitação em governo digital.
O lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital representa um marco na busca por um governo mais integrado e eficiente, que utiliza a tecnologia para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos brasileiros. O InterID apoia esse tipo de iniciativa, que promove a modernização e a segurança no processo de identificação e gestão pública no país.
Matéria na íntegra: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202406/governo-federal-lanca-estrategia-nacional-de-governo-digital