O dia 18 de setembro de 2024 marcou o encerramento do Congresso da Cidadania Digital com uma agenda emocionante, destacando a importância da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na proteção dos menores e na criação de um vínculo vital entre mãe e filho desde o nascimento. Crianças da escola CEPI Estrela do Cerrado visitaram o evento para emitir suas primeiras carteiras de identidade, reforçando a relevância desse documento para a segurança e cidadania.
Célio Ribeiro, Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID) e fundador e Diretor Presidente do InterID, enfatizou que a CIN vai além de um simples documento. “Ela é uma plataforma digital robusta que trará facilidade para o cidadão e segurança para a sociedade. Esse trabalho, desenvolvido pelo governo federal junto à SEFIC, com a participação do Ministério da Saúde, é crucial para dificultar a subtração de recém-nascidos em maternidades e locais de nascimento, além de prevenir o rapto de crianças,” ressaltou Célio.
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, ressaltou o pioneirismo local na implementação da CIN nas maternidades, criando um posto de identificação exclusivo para crianças. Já Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, destacou a integração da CIN com o cartão nacional de saúde e o CPF, garantindo que a criança seja identificada e vinculada à mãe desde o nascimento de forma segura.
Encerrando o evento, Célio Ribeiro deixou uma mensagem forte: “Proteger as nossas crianças é o nosso maior desafio, e nós vamos trabalhar muito para isso.”