A identidade digital e a atuação da indústria: lições da Índia, Austrália e Brasil

Excelente matéria publicada pelo Walter Pereira . Ele aborda com clareza e riqueza de detalhes como se constrói uma plataforma de identidade digital e seus enormes benefícios para as sociedades no mundo. Importante frisar o aspecto do processo do registro do cidadão, que deve ser feito de forma segura, com princípios técnicos de identificação, com sistemas e profissionais competentes. É por isso que defendemos a atuação dos Institutos de Identificação nesse processo, que é a sustentação de tudo que se pretende fazer no Brasil, aumentando a confiança nos sistemas.
A CIN, para muito além de um documento físico e digital, é um novo sistema de identificação nacional, que levará o Brasil a outro patamar de segurança na identificação, tornando-o inclusivo, melhorando os serviços públicos e privados, alavancando nossa economia, colocando o cidadão no centro de todas as políticas públicas!
CIN, NOSSO MAIOR INSTRUMENTO DE CIDADANIA

A identidade digital e a atuação da indústria: lições da Índia, Austrália e Brasil

A falta de uma identidade oficial afeta cerca de 850 milhões de pessoas globalmente, sendo considerada como uma barreira para a inclusão financeira, com 26% dos adultos sem conta bancária citando a falta de documentação como principal obstáculo ao redor do mundo.

Na América Latina, os programas sociais durante e após o Boom das Commodities impulsionaram os avanços na identificação da população, apesar de ainda termos desafios.

Na Ásia e na África, a preocupação com identificação cresceu nos últimos anos.

A Índia se destacou com o Aadhaar, um ecossistema digital completo, que inclui serviços de pagamentos e compartilhamento de dados. No Quênia, o Huduma Namba falhou devido à falta de integrações com outros serviços e confiança da sociedade. No Brasil, o governo tem adotado a unificação da identidade através da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de adotado uma abordagem de governo como plataforma. A Colômbia e o México também buscam a modernização para impulsionar a economia digital e combater fraudes.

Leia a análise completa sobre a identidade digital e as contribuições da indústria na #102 edição da W Fintechs: https://wfintechs.substack.com/p/102-a-identidade-digital-e-a-atuacao

Mais notícias