Congresso da Cidadania Digital 2025 Etapa São Paulo reforça avanços na identidade civil brasileira e segurança digital

A cidade de São Paulo sediou, em 30 de julho, a etapa preliminar do Congresso da Cidadania Digital 2025, considerado o mais influente encontro nacional sobre identificação civil, segurança digital e políticas públicas de modernização.

Organizado pela ABRID (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital), o evento reuniu autoridades públicas, especialistas, representantes da indústria de certificação digital e executivos do setor para debater os rumos da cidadania digital no Brasil.

Representando a ministra Esther Dweck, titular do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas reforçou o caráter nacional e transformador da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN):

“Destaco a importância do Congresso de Cidadania Digital Etapa São Paulo. Esse é um projeto que depende de muito diálogo, de muita comunicação, de muita transparência e de muito ouvir. Os estados são parte integrante disso e destacam aqui a posição de São Paulo.”

São Paulo atingiu a marca de 4 milhões de CINs emitidas. Esse é um marco importante. Hoje já temos 30 milhões de CINs emitidas em todo o Brasil. É um projeto de cidadania extremamente importante para o nosso país. Não é um projeto de governo federal, de município ou de estado. É um projeto de país”, destaca Mascarenhas.

“A etapa São Paulo foi o primeiro passo para uma maior aproximação dos temas de identificação com os estados e regiões do Brasil. Queremos iniciar já em 2026, etapas regionais, para estarmos cada vez mais pertos da realidade de cada região do Brasil. Tivemos a presença de mais de 350 convidados no dia 30 e emitimos mais de 300 CIN’s no modelo de cartão em policarbonato, nesse “piloto” promovido pelo IIRGD. Nos concentramos em 4 painéis que abordaram desde o momento inicial de uma identificação, com segurança através da biometria neonatal e infantil, passando pelo problema dos desaparecidos que podem ser atenuados com o novo processo de identificação, chegando ao elemento principal que é a emissão da CIN no Brasil e seu atual estágio no estado de São Paulo e concluindo no que estamos trabalhando para o futuro que é a grande integração de tudo isso através de uma Infraestrutura Pública Digital da Identificação Civil. Agora é concentrar esforços para mostrar isso e muito mais em setembro, nos dias 24 e 25, em Brasília”, declara Célio Ribeiro presidente da ABRID.

Na Etapa São Paulo do Congresso da Cidadania Digital, quatro temas básicos foram tratados:

Identificação Biométrica InfantilProblemas dos DesaparecidosCarteira de Identidade Nacional e Estrutura Pública Digital

Programação do Evento

Painéis de discussão e participantes

Painel 1: Identificação segura desde o nascimento – biometria neonatal e infantil. Contou com a participação de Ana Estela Haddad, Dr. Pereira Lima, Eduardo Lacerda, Fernando Costa Azevedo e Guilherme Graziani.

Painel 2: A identificação como instrumento de combate ao desaparecimento de pessoas. Participaram neste painel Fernanda Baldo, Georghio Tomelin, Hudson Vinícius Mesquita, Marcelo Jacobucci, Tula Vieira Brasileiro e Lílian Cintra de Melo.

Painel 3: Experiência da emissão da CIN em SP e no Brasil. Contou com a participação de Antônio Maciel Aguiar Filho, Fernando Costa Azevedo, Rogério Souza Mascarenhas, Márcio Palaia Lazzari e Maurício Coelho.

Painel 4: Combate às fraudes financeiras por meio da Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil (IPD-IC). Contou com a participação de Célio Ribeiro, Fernanda Garibaldi, Hudson Vinícius Mesquita, Rogério Souza Mascarenhas e Walter Faria

Congresso da Cidadania Digital

O Congresso da Cidadania Digital é o principal espaço de debate sobre identificação civil no Brasil. O evento é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID), com apoio do MGI e outras instituições públicas e privadas.

A edição completa do congresso em 2025 vai acontecer em Brasília (DF), entre os dias 23 e 25 de setembro. Neste ano, o tema central será a “Integração Nacional”.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site oficial do evento: https://congressodacidadaniadigital.iti.gov.br/2025/

Da esquerda para a direita: Enylson Camolesi, Marcelo Jacobucci, Célio Ribeiro, Rogério Mascarenhas, Ana Estela Haddad e Lilian Cintra de Melo na Solenidade de Abertura

Matéria na Íntegra: https://cryptoid.com.br/criptografia-identificacao-digital-id-biometria/realizado-ontem-o-congresso-da-cidadania-digital-2025-etapa-sao-paulo/

Mais notícias