Gestão debaterá identificação e transformação digital durante Congresso da Cidadania Digital em setembro

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, será realizado, no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada, o Congresso da Cidadania Digital. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é um dos órgãos que apoiam o evento, que é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo portal do evento

Para o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, um dos destaques será o aprofundamento dos debates sobre os temas ligados à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e como ela facilitará o acesso aos serviços públicos digitais.  
 
“Conhecer os brasileiros é um passo fundamental para melhorar o atendimento da população. Serão debatidos temas importantes como Infraestrutura Pública Digital (IPD), assinatura eletrônica, inteligência artificial e a Infraestrutura Nacional de Dados (IND), que é a grande base de dados do Brasil”, afirmou. 

O evento também vai apresentar as inovações mais recentes e suas aplicações práticas, além de aprofundar as discussões sobre a implementação do novo Sistema de Identificação do Brasil. A programação contará com dezenas de convidados do setor público e privado para debater temas como identificação neonatal e infantil, compartilhamento de dados e tendências em inovação. A programação completa está disponível no portal do evento

De acordo com Enylson Camolesi, presidente do ITI, o evento é um momento relevante para o País e para a proteção dos brasileiros.  
 
“Esse é um momento relevante para avançarmos na consolidação da CIN e de sistemas de identificação mais seguros. Além de fortalecer a cidadania, o evento trará debates sobre biometria, criptografia, computação quântica e combate a fraudes, sempre com foco na proteção do cidadão e na modernização dos serviços públicos. O ITI tem o compromisso de apoiar iniciativas que promovam a integração nacional por meio da identidade digital e que preparem o Brasil para os desafios da transformação digital”, afirmou. 

Na avaliação de Célio Ribeiro, presidente da Abrid, O congresso representa um passo importante consolidação do novo Sistema de Identificação do Brasil.  
 
“Estaremos presenciando os benefícios alcançados pelo sucesso da CIN e compreendendo a importância da construção dessa grande integração nacional. O Congresso da Cidadania Digital vai unir esforços do Governo Federal, representantes do Legislativo e do Judiciário, estados, setor privado, sociedade civil, academia e especialistas do setor de identificação, para fortalecer a cidadania por meio da identificação”, destacou. 

Além do MGI, também apoiam o evento o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o ITI, a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB). 

Fonte: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2025/agosto/gestao-debatera-identificacao-e-transformacao-digital-durante-congresso-da-cidadania-digital-em-setembro

Mais notícias