Nesta terça-feira (19), a Frente Parlamentar Mista para Garantia do Direito à Identidade (FrenID) realizou reunião para discutir o Plano de Trabalho de 2025, com temas essenciais para a modernização da identificação no Brasil, com destaque para a biometria neonatal. A reunião teve a participação da Coordenadora Geral da Frente Parlamentar, Dep. Flávia Morais e sua equipe, e com a participação de Célio Ribeiro, Secretário-Executivo da FrenID. Na oportunidade, Célio ressaltou a importância do tema para a proteção da criança desde o nascimento.
“A biometria neonatal é um avanço fundamental para garantir a identificação segura dos recém-nascidos, garantindo a segurança das famílias e combatendo a subtração de recém nascidos e tráfico de crianças. Com esse procedimento e a necessária regulamentação da Declaração de Nascido Vivo eletronica, asseguramos que cada criança tenha sua identidade protegida desde os primeiros momentos de vida, proporcionando mais segurança às famílias e à sociedade. O Sistema de Identificação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já prevê esse avanço, reforçando o compromisso com a identificação única e segura dos brasileiros desde o nascimento”, destacou Célio Ribeiro.
Além da biometria neonatal, a reunião também abordou outros aspectos do Sistema de Identificação do Brasil, que abrangem identidade e cidadania, reforçando o compromisso da FrenID com seu propósito.
