Na tarde da última quarta-feira, 2 de abril, o corpo diretivo do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu a visita de diretores dos Institutos de Identificação dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas e Piauí.
O encontro, que reforçou o papel institucional da autarquia no contexto da Carteira de Identidade Nacional (CIN), foi marcado pela troca de experiências sobre a temática da identificação humana e a emissão da CIN.
Durante a visita, Enylson Camolesi, Diretor-Presidente do ITI, enfatizou a relevância dos Institutos de Identificação no desenvolvimento do projeto da nova carteira de identidade, ressaltando como essas instituições desempenham um papel fundamental na implementação de uma identidade civil, incluída sua versão digital, mais segura e eficiente, que visa modernizar o processo de identificação no Brasil.
“Muito importante esse trabalho conjunto entre as instituições envolvidas no sistema de identificação da CIN, por meio do ITI, da Secretaria de Governo Digital e dos órgãos oficiais de identificação das unidades da Federação, no sentido de unir esforços e respeitar as competências e legitimidades. É nesse conceito que todos devemos atuar nesse processo”, afirmou Célio Ribeiro, presidente-executivo da ABRID e fundador e Diretor Presidente do InterID.
Participaram da reunião representando o Instituto: Enylson Camolesi, Diretor-Presidente; Maurício Coelho, Diretor de Tecnologias de Identificação; Pedro Pinheiro Cardoso, Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização; José Rodrigues Gonçalves Júnior, Diretor de Infraestrutura Tecnológica; Cristina Pinheiro Castilho Portela, Diretora de Planejamento, Orçamento e Administração; Ana Maria Costa Cândido Lacerda, Assessora; Kátia Macarini Gonçalves, Coordenadora-Geral de Tecnologias de Identificação; e Gabriella Nunes Neves, Coordenadora de Monitoramento. Representando os institutos: Junior César, Diretor do Instituto de Identificação do Acre; Marcelo Casado, Diretor do Instituto de Identificação de Alagoas; Mahatma Porto, Diretor do Instituto de Identificação do Amazonas; e Juarez Gonçalves, Diretor do Instituto de Identificação do Piauí.
